quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A Feira do Livro começou.....

Logo pela manhã, começou a montagem da Feira do Livro que vai ficar até ao fim do dia de Segunda-feira, dia 30 de Novembro. Estava tudo tapado! Como seria a Feira do Livro deste ano? Nesta Feira os livros têm 10% de desconto. Oferecer um livro é uma bela maneira de deixar alguém feliz. Um livro é sempre um amigo.
Aqui está uma imagem da nossa Feira do Livro, como sempre, é no átrio perto da Sala de Professores e da Casa do Folhas.

Este ano, os Professores Bibliotecários vão fazer as Feiras do Livro nas diversas EB1's por equipas, por isso o Pedro teve a ajuda da Susana Lopes que é Professora Bibliotecária na EB1 da Venda do Pinheiro.

Como é habitual, as turmas passam algum tempo, na Feira do Livro, uma de cada vez, para terem tempo de ver os livros, tocarem e escolherem aqueles que gostam mais. As primeiras convidadas foram a Sala Encarnada e Sala Amarela que vieram com a Educadora Leonor e a Auxiliar Maria João.


Como é habitual, a Professora Cristina Loureiro deu o apoio sempre que necessário e esteve presente para qualquer eventualidade.

A seguir, veio a Sala 3, da Professora Cristina Quitério.

Depois de ouvirem as regras, os meninos tiveram tempo para pegarem nos livros e até se podem sentar nos puffs.

A Professora Cristina Quitério bem tentou escapar à foto, mas o Pedro é persistente ...
A Professora Bibliotecária Susana Lopes mostrou aos meninos alguns livros, diferentes daqueles que os meninos normalmente vêem e lêem. Alguns livros com mais qualidade ao nível do texto e da imagem. Os meninos escutaram-na atentamente. E são conselhos muito úteis que podem servir aos meninos em toda a sua vida de leitores.
A Sala 2, da Professora Vera também veio ver a Feira do Livro. Os meninos levaram para casa pequenos papéis com os preços dos livros que gostam mais, para pedirem autorização aos pais e dinheiro para os comprarem.


Mais uma vez, os puffs foram usados para os meninos lerem mais confortavelmente e escolherem os livros que querem pedir aos pais, avós, tios, ....
A última sala a vistar a Feira do Livro, por hoje, foi a Sala 1, da Professora Susana.


Mais uma vez a Professora Bibliotecária Susana mostrou a importância dos meninos serem críticos naquilo que lêem.
A Professora Susana, da Sala 1 fez ainda um trabalho muito importante de articulação com a Biblioteca, porque veio escolher um livro que estava a trabalhar, que considerava de maior importância ou qualidade e levou-o "emprestado" para a sua sala para os meninos visualizarem melhor a tarefa a fazer.

Depois da tarefa terminada, mostrou aos Professores Bibliotecários a tarefa/brincadeira. Aqui foi feita verdadeira articulação com a Biblioteca Escolar, pois num projecto de parceria foram passados conselhos sobre leituras de qualidade e transformação da informação. É assim que se faz literacia. Obrigado Professora Susana.


Com o finalizar do horário lectivo, começaram os Encarregados de Educação a aparecer e os meninos lá foram pedindo os livros que mais gostaram. Aqui temos a Auxiliar Raquel e a Auxiliar Maria João, já no seu papel de mães a escolherem livros para os seus filhotes. Mas já outros Professores e Auxiliares compraram livros na nossa Feira do Livro. Foram vários os Encarregados de Educação que vieram com os seus meninos e lhes compraram das melhores prendas que se pode dar a um filho ou filha.

E sabem que mais? Amanhã pelas 9.30 já reabre a nossa Feira do Livro. Novas turmas, novos livros. Não deixem de nos visitar!!!!!

Sem comentários: