quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Madeira, misteriosa madeira!

Amigos, sabem que a origem do papel é muito antiga, desde há muitos séculos que a Humanidade necessitou de registar as suas memórias e os seus conhecimentos... e o papel foi um dos suportes para isso!

O papel nem sempre teve o aspecto que hoje lhe conhecemos. E com certeza já deram conta que há vários tipos de papel, com texturas diferentes, cores diversas, sombreados, elementos decorativos inseridos na sua estrutura, enfim, um leque quase infinito de escolhas...

Mas agora vamos à origem do papel. Sabem, com certeza, que são as árvores que nos fornecem a matéria prima para o fabrico do papel.
Por isso os livros são tão especiais... São escritos, ilustrados e montados a partir desse material misterioso e valioso - o papel - que guarda em si o segredo de todas as árvores do mundo, a quietude da sombra verde, o silêncio, povoado de sons e cheiros, do restolhar das suas ramadas...

Madeira, madeira viva! É a viagem que te propomos, a um mundo de alguém que usa as madeiras, os troncos, as bugalhas e tantos outros elementos da natureza para nos contar histórias sem palavras... Ou será que tu, ao olhares para dentro deste blogue que te propomos, serás capaz de inventar as palavras para algumas destas personagens? Ora vem daí!

sábado, 26 de setembro de 2009

A História do Dia

Aqui o nosso escritor António Torrado e a ilustradora Cristina Malaquias oferecem-te, todos os dias, uma história novinha em folha! Aproveita!

Contos de Perrault

Perrault


Estão aqui, para ti!

Contos de Grimm

Irmãos Grimm


Podes lê-los aqui!

Contos de Andersen

Andersen


Aqui podes conhecê-los!

Sabes o que são fábulas?

Fábula é...

E aqui podes ler e divertir-te com muitas das mais conhecidas. "No tempo em os animais falavam"...

Conheces muitos contos tradicionais?

A partir de Évora, para todos nós, apenas com um clique aqui... E podes ler e escolher os teus favoritos!

Mais histórias...

O site Júnior, que de certeza já conheces, também te oferece muitas histórias para explorar!

Ora vê aqui!

E que tal construir uma banda desenhada?

Podes experimentar aqui!

Aconselhamos-te a pedir ajuda (as instruções estão em inglês), mas depois vais ver que é fácil!

E poderemos até vir a publicar as tuas histórias!

O Capuchinho Vermelho

E outras histórias!

Sabes que a partir de Évora existe, para todos nós, um projecto muito interessante? Clica aqui e verás!

Nós sugerimos que experimentes ler A Menina do Capuchinho Vermelho, uma história muito antiga, que os avós dos nossos avós já ouviram em crianças e que tu podes ler, nesta versão que a seguir te propõe um jogo (actividade para teres a certeza de que compreendeste bem!). Experimenta!

Riscos e Rabiscos


Sabes que há vários sítios na Internet onde podes, quer com a ajuda dos crescidos quer com colegas e mesmo sozinho, fazer muitos jogos e exercícios divertidos e que te ajudam a gostar de escrever?


Experimenta este aqui!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Histórias para ler e pensar

O CLUBE DE CONTADORES DE HISTÓRIAS tem muitas propostas para ti.

Podes, com a ajuda dos teus pais, professores, colegas ou também sozinho, experimentar momentos de leitura que te farão desafios, que te ajudarão a pensar e a formar a tua própria opinião sobre muitas questões que dizem respeito à vida de todos nós: não somos nada uns sem os outros e estas histórias ajudam-nos a perceber porquê. Espreita aqui!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Medidas de Prevenção contra a Gripe A

Olá a todos,
Na semana passada, todas as turmas da nossa escola foram à Casa do Folhas para aprender algumas coisas que podemos fazer na escola e em casa, para evitar que apanhemos a Gripe A. Vimos umas imagens e um filme muito engraçado. Aqui fica o filme para reverem.
Hávia alguns meninos que já tinham tido este tipo de gripe e contaram-nos o que sentiram.
Foi muito giro.
Que tal verem mais umas informações sobre esta terrível inimiga (como diz a Educadora Leonor da Sala Vermelha)? Tentem aqui.
Até à próxima ....
Folhas

Olá, amigos!


Bem vindos ao novo ano lectivo!

Estão preparados para as boas aventuras que aí vêm, ao virar das páginas de um livro?

Fico à vossa espera!

O vosso sempre amigo

Folhas