terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dia das Bibliotecas Escolares - Professora C. G. na Casa do Folhas

Hoje para comemorar o Dia das Bibliotecas Escolares, também a turma 1ºAA, do Professor F. R. teve a sorte de ouvir contar duas histórias pela Professora C. G.
A primeira história chamava-se "O Sonho de um Jovem Príncipe" e mostrou que muitas vezes a riqueza nos sobe à cabeça e nos deslumbramos por coisas pouco importantes.
Felizmente, com o sonho que o Príncipe teve, ele voltou a ser o menino simples que era e a história acabou muito bem.
A segunda história, também era um conto tradicional que já a mãe da Professora lhe contava quando ela era pequenina e chamava-se "A Rainha Coração de Pedra". Esta história, também muito bonita, mostrou que todas as pessoas devem ser boas umas com as outras.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia das Bibliotecas Escolares - Professora C. L. conta uma história

Se o mês de Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, 26 de Outubro foi o Dia das Bibliotecas Escolares, foi o dia mais importante deste mês. E para assinalar este dia, tivemos uma visita muito importante na Casa do Folhas, a C. da Escola, a Professora C. L.

A Professora C. foi contar uma história um pouco diferente do que os meninos da Sala Amarela estão habituados a ouvir, porque era uma história em poesia. Os meninos sabiam o que eram rimas e deram alguns exemplos. O livro chama-se "Versos de fazer Ó-Ó" e foi escrito pelo escrito José Jorge Letria e tinha as ilustrações do André Letria.

A Professora C.a gosta muito deste livro porque contava alguns destes versos à sua filha, que agora já é muito crescida, como vocês também serão. A ternura com que ela contou a história foi muito importante para os meninos.
No final, houve muitos meninos que disseram que algumas mães e pais lhes lêem histórias antes de se irem deitar e eles gostam muito disso e querem todos os dias.

A Joaninha Vaidosa feita pela Sala Amarela

Os meninos da Sala Amarela trouxeram ao Folhas um presente muito bonito. Depois de ouvirem a história "A Joaninha Vaidosa" o P. pediu aos meninos para fazerem um desenho ou um qualquer trabalho sobre a história. Todas as salas fizeram trabalhos muito lindos e ainda serão aqui mostrados .....


domingo, 25 de outubro de 2009

Fontinha na Póvoa da Galega no Youtube

Amiguinhos,
A Educadora L. da Sala Encarnada da nossa escola, gravou o António Fontinha e deixou o vídeo no Youtube. Porque não vão dar uma espreitadela aqui.
Obrigado pelo contributo L.
Folhas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

António Fontinha na Casa do Folhas

Amigos,
todo o mês de Outubro tem sido um mês muito importante a nível mundial, porque se comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, mas hoje, foi um dos dias mais espetaculares, porque tivemos a visita do António Fontinha, o melhor contador de histórias de Portugal e não sou eu que o digo.O António trouxe uma cabaça, para nós ficarmos a saber que ele conta sempre histórias muito antigas, que não foi ele que inventou. Ele ouviu-as e agora conta-as para todos os meninos poderem fazer o mesmo.
Aos meninos mais pequeninos contou as histórias da "Raposa e das Sardinhas", dos "Rouxinóis", a do "Lobo, da Ovelha e do Mé-Mé" e a das "Botas".

Entre cada história, os meninos fingiam que andavam sem sair do mesmo sítio e bocejavam com os sons de todas as vogais.
Aos nossos matulões, o António Fontinha contou a história da "Boneca", a do "Lobo e do Caracol" e a do "Feiticeiro".
A A. F. também veio ver matar saudades de muitos meninos que já não via há muito tempo. Não pôde ficar para ver todos, mas quem sabe ela não volta muito em breve....

O Orgão de Direcção também se fez representar pela Educadora G. Q. e a quem agradecemos a simpática presença.
É tão bom ter a Biblioteca cheia de amigos!!!
Folhas

sábado, 17 de outubro de 2009

Dia da Alimentação

Hoje, dia 16 de Outubro, comemorou-se o Dia da Alimentação. Todas as turmas passaram na Casa do Folhas para verem alguns conselhos do Super-Homem para crescerem fortes e saudáveis.
Aprendemos que o lema deste dia "Saber Comer é Viver Melhor". Vimos a Roda dos Alimentos com os seus 7 grupos, mais a água que está um pouco em todos os alimentos.
No final, os Professores e Educadores tinham uma surpresa para todos. Com a música da canção "Todos os Patinhos", cantaram uma letra que tinha a ver com o Dia da Alimentação.

No átrio da escola, em frente à Casa do Folhas, todas as turmas foram construindo uma Pirâmide alimentar com objectos que foram trazendo de casa a imitarem alimentos verdadeiros. Mas comeram mesmo uma deliciosa Salada de Frutas.
Os meninos assim ficaram a aprender muito mais.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lourenço - O Heroi Super-Cuecas

Aos meninos do 1ºCiclo, o P. contou uma história que tinha um nome muito estranho: Lourenço - O Heroi Super-Cuecas. Todos os meninos acharam muita piada ao nome e não estavam à espera de uma história tão louca.
Imaginem que num dia muito ventoso voou toda a roupa do estendal. Meias, o pijama, um barrete . . . mas voaram também as cuecas vermelhas de um super-herói, o Lourenço Super-Cuecas!
O Lourenço partiu então pelo mundo fora à procura delas. Os meninos aprenderam alguns nomes de países e continentes por onde o Lourenço foi passando à procura das suas cuecas. Foi muito engraçado descobrir quem tinhas as cuecas do Lourenço....
Todos os meninos acharam muita piada à história e aos materiais que estavam na mala que o Lourenço deixou esquecida na nossa Biblioteca.

A Joaninha Vaidosa

Nesta semana, o P. contou a história da "Joaninha Vaidosa" aos meninos do Jardim de Infância da nossa Escola e também aos meninos do 1ºAno de escolaridade.

Começou por encontrar uma mala que pertencia à Joaninha que parece ser muito esquecida. Esta mala tinha baton, pinturas de cara, um colar, uma pulseira e .... a própria joaninha muito bonita.

Esta história, pretende mostrar a todos, que o importante não é a aparência, mas sim o que somos na verdade. Não devemos imitar os outros e devemos ser nós próprios e autênticos.
Como sempre a L. ajudou a contar a história e até resolveu brincar com as coisas da Joaninha. Todos os meninos se divertiram muito.

Os meninos gostaram muito da história e ficaram de fazer desenhos da parte que mais gostaram.
Ficamos à espera dos desenhos para mostrar a toda a gente...

Este livro é das escritoras Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada.

Beijinhos
Folhas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Galope

Amigos,
Sabem o que os meninos que visitaram a Casa do Folhas mais adoraram?
Foi o livro "Galope", do autor Rufus Butler Seder.
O P.o dizia que é um livro mágico, mas alguns meninos não acreditavam.
Quando o livro se abriu o espanto foi grande. Afinal o P. tinha razão. Até o Folhas, que sabe tudo sobre livros, se admirou.

Regras de utilização da Be/Cre Póvoa da Galega

Regras de Utilização Casa do Folhas