sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Segundo dia de Feira do Livro

De manhã, pelas 9.30h, reabriu a nossa Feira do Livro, desta vez o Pedro teve a ajuda da Professora Jacqueline que também é Professora Bibliotecária mas na EB 2, 3 da Venda do Pinheiro.

A primeira turma a visitar a Feira foi a Sala 6, do Professor Francisco Raposo.


Depois dos conselhos habituais, há sempre uns momentos em que os meninos podem tocar nos livros, ler, ver, sentir ...

Pouco tempo depois os nossos visitantes foram os alunos da Professora Lúcia, os meninos da Sala 7.



Os meninos da Sala 5, da Professora Eulália também nos visitaram. A Jacqueline mostrou alguns livros bem giros e diferentes daqueles que estamos habituados a ver nos supermercados ou livrarias. O que os meninos mais gostaram foi uma passagem do livro "Diário inventado de um menino já crescido" do patrono da Biblioteca da EB 2,3 da Venda do Pinheiro, o Poeta José Fanha.
Vejam se eles não parecem interessados ... O excerto era giro porque fala sobre as meninas ... e mais não digo ...

Os meninos da Professora Carla Vilar, os meninos da Sala 4 também visitaram a Feira do Livro, como são os meninos mais velhos, mostrámos livros já para gente crescida. São uns Homens e umas Mulheres, nada de leituras de bebés.

Após o almoço, a Susana substituiu a Jacqueline e os nossos convidados foram meninos do Jardim de Infância da Sala Verde, da Educadora Margarida e da Sala Azul da Educadora Carla.
O Pedro mostrou livros sem letras para inventarmos a história, livros com ilustrações ou desenhos que pareciam pinturas e muitos outros.


A Educadora Leonor, da Sala Encarnada, já tinha trazido ontem metade da sua turma e mais metade da Sala Amarela. Hoje foi a vez dos restantes meninos das duas salas nos visitarem.




Ao fim da tarde, muitos foram os Encarregados de Educação que apareceram para oferecer os livros que os seus filhotes queriam. Houve muitos meninos que reservaram durante o dia os livros e cumpriram a sua palavra comparecendo com os pais.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A Feira do Livro começou.....

Logo pela manhã, começou a montagem da Feira do Livro que vai ficar até ao fim do dia de Segunda-feira, dia 30 de Novembro. Estava tudo tapado! Como seria a Feira do Livro deste ano? Nesta Feira os livros têm 10% de desconto. Oferecer um livro é uma bela maneira de deixar alguém feliz. Um livro é sempre um amigo.
Aqui está uma imagem da nossa Feira do Livro, como sempre, é no átrio perto da Sala de Professores e da Casa do Folhas.

Este ano, os Professores Bibliotecários vão fazer as Feiras do Livro nas diversas EB1's por equipas, por isso o Pedro teve a ajuda da Susana Lopes que é Professora Bibliotecária na EB1 da Venda do Pinheiro.

Como é habitual, as turmas passam algum tempo, na Feira do Livro, uma de cada vez, para terem tempo de ver os livros, tocarem e escolherem aqueles que gostam mais. As primeiras convidadas foram a Sala Encarnada e Sala Amarela que vieram com a Educadora Leonor e a Auxiliar Maria João.


Como é habitual, a Professora Cristina Loureiro deu o apoio sempre que necessário e esteve presente para qualquer eventualidade.

A seguir, veio a Sala 3, da Professora Cristina Quitério.

Depois de ouvirem as regras, os meninos tiveram tempo para pegarem nos livros e até se podem sentar nos puffs.

A Professora Cristina Quitério bem tentou escapar à foto, mas o Pedro é persistente ...
A Professora Bibliotecária Susana Lopes mostrou aos meninos alguns livros, diferentes daqueles que os meninos normalmente vêem e lêem. Alguns livros com mais qualidade ao nível do texto e da imagem. Os meninos escutaram-na atentamente. E são conselhos muito úteis que podem servir aos meninos em toda a sua vida de leitores.
A Sala 2, da Professora Vera também veio ver a Feira do Livro. Os meninos levaram para casa pequenos papéis com os preços dos livros que gostam mais, para pedirem autorização aos pais e dinheiro para os comprarem.


Mais uma vez, os puffs foram usados para os meninos lerem mais confortavelmente e escolherem os livros que querem pedir aos pais, avós, tios, ....
A última sala a vistar a Feira do Livro, por hoje, foi a Sala 1, da Professora Susana.


Mais uma vez a Professora Bibliotecária Susana mostrou a importância dos meninos serem críticos naquilo que lêem.
A Professora Susana, da Sala 1 fez ainda um trabalho muito importante de articulação com a Biblioteca, porque veio escolher um livro que estava a trabalhar, que considerava de maior importância ou qualidade e levou-o "emprestado" para a sua sala para os meninos visualizarem melhor a tarefa a fazer.

Depois da tarefa terminada, mostrou aos Professores Bibliotecários a tarefa/brincadeira. Aqui foi feita verdadeira articulação com a Biblioteca Escolar, pois num projecto de parceria foram passados conselhos sobre leituras de qualidade e transformação da informação. É assim que se faz literacia. Obrigado Professora Susana.


Com o finalizar do horário lectivo, começaram os Encarregados de Educação a aparecer e os meninos lá foram pedindo os livros que mais gostaram. Aqui temos a Auxiliar Raquel e a Auxiliar Maria João, já no seu papel de mães a escolherem livros para os seus filhotes. Mas já outros Professores e Auxiliares compraram livros na nossa Feira do Livro. Foram vários os Encarregados de Educação que vieram com os seus meninos e lhes compraram das melhores prendas que se pode dar a um filho ou filha.

E sabem que mais? Amanhã pelas 9.30 já reabre a nossa Feira do Livro. Novas turmas, novos livros. Não deixem de nos visitar!!!!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Feira do Livro na Póvoa da Galega 26, 27 e 30 Dezembro

Olá a todos
Hoje, os meninos aperceberam-se que se vai realizar algo de muito especial na Póvoa da Galega nos próximos dias 26, 27 e 30 de Novembro (5ª, 6ª e 2ª).
Vamos fazer uma Feira do Livro!!!
Que bela oportunidade de conhecer livros novos, histórias bonitas e comprar uma prenda de Natal.
Logo de manhã as mesas da Casa do Folhas vieram passear para o átrio onde vai ser a nossa feira, com a ajuda da Professora Cristina Loureiro. Começou a decoração que contou com a ajuda do Martim e da Inês da Sala Encarnada com a orientação dos adultos.
É da mais elementar justiça agradecer a colaboração das fantásticas Assistentes Operacionais da nossa escola. Em poucos minutos, cortaram papel-cenário e decoraram as faixas para as mesas de exposição, com desenhos alusivos ao Natal. Muito obrigado à D. Júlia, à Susana, à Anabela e à Raquel pelo empenho, destreza e simpatia.

À tarde chegaram quinze caixas com os livros que foram todos conferidos.
Os Professores Bibliotecários do Agrupamento querem agradecer a fantástica ajuda que tiveram da Professora Cristina Loureiro, Professora Cristina Quitério e Professora Carla Vilar. Sem a vossa ajuda, ainda agora lá estavam a Susana e o Pedro a remexer em caixas e caixas....

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bibliopaper para os meninos da Sala 4 e 5

Olá amiguinhos, hoje tivemos uma simpática visita na Póvoa da Galega, a Carla Rodrigues que trabalha na Biblioteca Municipal. Ela veio fazer um jogo chamado Bibliopaper com os meninos mais velhos da escola, os meninos da Sala 4, da Professora Carla Vilar e os meninos da Sala 5, da Professora Eulália. Primeiro, os meninos sentaram-se nos puffs, o Pedro apresentou a Carla e explicou que iam fazer um jogo, mas que não importava quem ganhava ou perdia. Lembrámos algumas regras da Casa do Folhas, como por exemplo não correr dentro da Biblioteca, mesmo que a actividade seja muito divertida como era o caso.

Depois de divididos os grupos e sentados nas mesas, os alunos começaram o jogo sem grandes ajudas, até porque os alunos sabiam bem a lição ....
Um elemento de cada grupo podia levantar-se e ir fazer uma tarefa, que podia ser ir buscar um livro, um cd de música, um cd-rom ou um dvd.

Houve grandes ajudas entre os membros dos grupos, o que foi uma atitude muito bonita.

Quando todos os grupos terminaram voltaram a sentar-se nos puffs e a Carla conferiu as respostas dos grupos.

Foi fascinante ver o entusiasmo com que os meninos participaram nesta actividade, como de resto se pode ver nas fotos.

Vimos e relembrámos a diferença entre cota e registo. Vimos as diferenças entre um Cd-Rom e um DVD ou Cd-aúdio.


Onde estavam os livros de Poesia? E os livros de Banda Desenhada com Cota?
A Carla relembrou os meninos que as Bibliotecas Municipais estão abertas de Terça a Sábado, por isso podem sempre levar os vossos pais a visitá-la.
Aqui entre nós que ninguém nos lê, que grande sorte ter como amiga a Carla e esta parceria com a Biblioteca Municipal.