quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Preparação do Dia de Reis

Na segunda-feira, dia 4 acabámos de chegar e já tinhamos uma festa a aproximar-se. É que na quarta-feira comemora-se o Dia dos Reis.

Os meninos da Sala 6, do Professor Francisco foram visitar o Folhas para ouvirem algumas histórias e canções sobre o Dia de Reis e sobre os Reis Magos. Os três Reis Magos levaram Mirra, Incenso e Ouro como presentes ao menino Jesus. A Mirra é um árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura. Pelas suas características balsâmicas, é usada em medicamentos, até ajuda a cicatrizar e curar feridas, por exemplo. O Incenso é uma substância que se queima, é usado como perfume que se queima em honra de Deus. O Ouro significa riqueza e é o metal mais valioso.
E os Reis Magos? Como se chamavam? Um chamava-se Gaspar, que significa "o que vai com amor"; o outro chamava-se Belchior, ou Melchior, que significa "o que vai suavemente"; e o terceiro chamava-se Baltazar, que significa "o que obedece à vontade de Deus, humildemente".
Sabem que não é só em Portugal que se comemora o Dia de Reis?
Em outros países as tradições são um pouco diferentes. Em Espanha fazem uma grande festa e as crianças recebem presentes. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos "Cabalgata del Reys". Eles desfilam em carros muito bem decorados acompanhados de muitos cavaleiros. No fim do desfile os Reis misturam-se com as crianças para os mimar. Deixam nas janelas bolinhos e copos com vinho ou licor ... para os Reis. Oferecem "carbão de azúcar" às crianças. Comem o bolo tradicional que é o Roscón. Grupos de pessoas vão cantar pelas casas e pedir o "Aguinaldo" que são doces e dinheiro.
Na Hungria as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedindo moedas.
Na Alemanha as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.
Para finalizar, os meninos fizeram uma coroa para usarem no Dia de Reis. Querem vê-los a trabalhar?




Sem comentários: