quinta-feira, 18 de março de 2010

O dia da Estafeta do Conto na Póvoa

Que grande dia tivemos na terça-feira na Póvoa da Galega com a Estafeta do Conto.
Como tinha sido a Sala Encarnada a receber o testemunho da Sala Verde, estavam lá logo de manhã alguns meninos que quiseram acompanhar e dar apoio ao contador de histórias da Sala Encarnada, o Rodrigo.
A Sala Azul da Educadora Carla, acompanhada nesta semana da Auxiliar Sónia, estava pronta para receber o testemunho.
O Rodrigo contou a história "O Rato do Campo e o Rato da Cidade", escrito pela grande escritora Alice Vieira. 
A Leonor disse-nos que o Rodrigo conta melhor a história, quando tem o livro à frente, porque vai olhando para as imagens e lembra-se da história toda. Mas para quem não sabia isso, podemos dizer que o Rodrigo contou muito bem, porque mesmo sem livro cativou os coleguinhas da Sala Azul.
O Rodrigo no seu ar mais pomposo lá foi passar a caixa mágica aos meninos da Sala Azul, para que estes pudessem contar uma história à Sala Amarela.
A história que os meninos da Sala Azul contaram foi "O Sapo Apaixonado" do escritor holandês Max Velthuijs.
O Sapo andava muito preocupado com o seu coração porque ele estava a bater depressa demais.
O que seria? Não dizemos. É segredo!
Mas os meninos da Sala Amarela, da Educadora Susana, esta semana acompanhada da Auxiliar Marinela sabem porque ouviriam com muita atenção esta história de amor.
A Sala Amarela contou-nos a nossa primeira história do dia de amizade. Que bela história nos contaram as duas meninas da Sala Amarela. A história chama-se "Um Bocadinho de Inverno" e é de um senhor que se chama Paul Stewart.
O Ouriço pediu ao Coelho que lhe guarde um bocadinho de Inverno, para quando acordar saber como é, porque ele constuma hibernar. 
O testemunho era tão bonito e grande, que nem cabia na nossa caixa mágica, mas mesmo assim o João lá passou à Margarida, da Sala 7, a caixa dos testemunhos
Amigos, ver a Margarida da Sala 7 a ler foi uma delícia, porque ela é uma menina do primeiro ano e lê de uma forma muito expressiva. e olhem que contou a história aos meninos mais velhos da nossa escola, os meninos da Sala 4, da Professora Carla Vilar.
É o primeiro dia de aulas na Morangolândia!
A Docinho de Morango está “baga-da-entusiasmada” mas, ao chegar à escola, descobre que deixou ficar em casa a sua lancheira! Então, com a ajuda dos seus amigos, ela aprende uma importante lição sobre a amizade e a partilha.
A Margarida passou o testemunho à Professora Carla Vilar, em nome da sua turma. 
Para finalizarmos a manhã, a Sala 4, contou a história do "Milagre das Rosas", onde D. Isabel, mulher de D. Dinis distribuia comida pelos pobres, sem o seu marido saber.
  São Rosas Senhor!
 Quem assistiu a este milagre foi a Sala 5, da Professora Eulália. 
O testemunho da Sala 4, uma coroa, foi entregue à Maria.
Quando viemos do almoço, já os actores da Sala 5 ensaiavam para a sua actuação. Estes meninos, ensaiados pela Professora Eulália apresentaram a história "O Bolinha e o Pássaro Azul".
 
 Mas também deixaram um testemunho na caixa mágica da Estafeta do Conto. Um pássaro azul líndíssimo. 
E foi passado pela Maria à Mariana da Sala 3, da Professora Cristina Quitério. Esta turma muito se divertiu com a "história" que contou. Não era bem uma história. Eram uns divertidos trava-línguas.
 Os espectadores da Sala 1, da Professora Susana também se divertiram bastante. 
A Mariana da Sala 3, passou o testemunho à Matilde, da Sala 1, que era uma folha com todos os trava-linguas que foram ditos.
Lá atrás temos a versão do "Emplastro" da Póvoa da Galega. Esta foto foi tirada três vezes, mas a divertida artista Margarida também queria aparecer. O Folhas faz-lhe a vontade.
A Sala 1, para se preparar para a Estafeta do Conto, fez uma recolha de quadras populares com as famílias e escolheram algumas para apresentarem à Sala 2.
 A última quadra foi muito bem lida (quase declamada) pela Professora Susana, e foi este o testemunho que ficou na caixa mágica. 
Foi a Eunice da Sala 2 que recebeu o testemunho das mãos da Matilde.
A Professora Vera, da Sala 2, contou-nos a história  "O Pescador e o Peixinho" que é uma fábula de La Fontaine. Os meninos da Sala 6 estavam muito atentos porque não conheciam a história.
 O Professor Francisco também gostou muito desta história. 
 
O testemunho passado foi um cd que acompanhou a caixinha mágica, cd que tinha a história para poder ser ouvida mais umas vezes. 

E a nossa querida Eunice passou a caixa mágica dos testemunhos ao Simão da Sala 6, que mora em Vila de Canas e por isso no dia seguinte lá estará para passar a história aos meninos do Jardim de Infância de Vila de Canas.

Sem comentários: