domingo, 25 de abril de 2010

Dia da Liberdade - 25 de Abril

Olá Amiguinhos
hoje foi um dia muito importante para todos os Portugueses. Faz hoje 36 anos que se deu a Revolução dos Cravos, que foi no dia 25 de Abril de 1974.
Esta revolução foi pensada por vários militares, para derrubar os senhores que estavam no poder, porque  Portugal vivia uma ditadura, inciada por António de Oliveira Salazar.
O mais importante desta revolução é que não houve sangue, nem mortes e a partir daí Portugal começou a construir a noção de liberdade.
Na Biblioteca Digital encontramos uma história adequada aos meninos do 1ºCiclo sobre o 25 de Abril, chamada "O Tesouro", escrito por Manuel António Pina com as ilustrações de Evelina Oliveira.

Para os meninos do Jardim de Infância podemos ver no blogue Pré-Histórias, a história "O 25 de Abril explicado aos mais pequenos..."

Para inspiração de todos, o Folhas deixa-vos um poema:
O Dia da Liberdade


Este dia é um canteiro,
com flores de todo o ano
e veleiros lá ao largo
navegando a todo o pano.
E assim se lembra outro dia febril
que em tempos mudou a história
numa madrugada de Abril,
quando os meninos de hoje
ainda não tinham nascido
e a nossa liberdade
era um fruto prometido,
tantas vezes proibido,
que tinha o sabor secreto
da esperança e do afecto
e dos amigos todos junto
debaixo do mesmo tecto.
Autor desconhecido

1 comentário:

Anónimo disse...

25 de Abril,grande dia esse!Nasci no ano seguinte,mas desde menina,que ouço historias desse "horrivel"tempo,em que Salazar,penssava que o PAÍS era so dele,mandava e desmandava. Meu pai teve na guerra do ultramar,segundo ele nao foi "pera doce"e a minha mae,quando ia a rua quase nao podia abrir a boca.Enfim,outros tempos.Graças a uns tantos,MILITARES,que isso acabou.Por isso ja nasci livre,continuo livre,e,espero eu, morrer livre!Ja pareço Camoes"NASCI POBRE,VIVI POBRE E MORRI MAIS POBRE AINDA":)comprimentos,Isabel