sexta-feira, 14 de maio de 2010

Maratona da Poesia - Como foi?

Olá amiguinhos
Terça-feira, dia 11 de Maio, foi um dia importante no nosso agrupamento. Foi o dia da Maratona da Poesia. A setíma consecutiva. É verdade, há sete anos que esta actividade decorre uma vez por ano lectivo.
A festa iniciou-se com a inauguração de um painel criado por uma turma de 5ºano de escolaridade, mesmo à porta do Centro de Recursos Poeta José Fanha, a Biblioteca da EB 2,3 da Venda do Pinheiro, a sede do nosso agrupamento.
Comecámos a Maratona da Poesia às 10 horas com o Director do Agrupamento, o Professor António Felgueiras.
A festa foi organizada pelos três Professores Bibliotecários do Agrupamento, pelos membros da equipa da Professora Jacqueline e pela incansável Patrícia, Auxiliar no Centro de Recursos Poeta José Fanha.
É uma verdadeira festa do agrupamento, pois nela participaram alunos vários níveis de ensino, meninos de jardim de infância, do primeiro ciclo, do segundo ciclo e também do terceiro ciclo, encarregados de educação, auxiliares, mas também membros da Direcção.
A Graça, para além de jeito para contar histórias, também declama muito bem poesia, aqui ainda pensei que ia cantar o fado, mas não, era mesmo poesia sentida.
Na parte da tarde, já com o Pedro na Póvoa da Galega, houve uma participação mais activa e visível da nossa escola. Em primeiro lugar, alguns Encarregados de Educação acederam ao pedido de colaboração com a escola, promovendo o transporte de um ou dois meninos de cada sala, o que fez com a Professora Cristina Gonçalves tivesse a seu cargo um grupo de doze meninos que ensaiou e preparou para a festa. O Professor Francisco teve aqui um papel primordial uma vez que falou com duas encarregadas de educação de meninos da Sala 6, visando esta colaboração e que muito agradecemos.
A Sala 1, da Professora Susana Oliveira teve a oportunidade de assistir à actuação destes meninos e até deixaram uma mensagem de incentivo ao seu representante, o Tiago que foi um dos maiores leitores e requisitadores da Casa do Folhas. Assistiram? Mas como é que assistiram se estavam na Póvoa da Galega? Pois é amigos, nunca a Venda do Pinheiro esteve tão próximo. Estava mesmo à mercê de um clique de rato de computador. Fizemos uma vídeoconferência em directo e a cores com o Centro de Recursos Poeta José Fanha.
O jardim de infãncia da Póvoa teve a participação deliciosa da Sala Encarnada, da Educadora Leonor, com a ajuda da Auxiliar Clara. Participaram todos os meninos da sala. Tantos poetas!
Sentimos o apoio da Coordenadora da escola, a Professora Cristina Loureiro e da Auxiliar Susana, braço direito na organização dos meninos.
A emissão ia alternando entre a Venda do Pinheiro e a Póvoa da Galega. Foi muito divertido. Sabem que cada poeta, ficava com o seu nome escrito no Mural dos Poetas?
A Professora Carla Vilar foi logo a primeira a dizer que queria que os seus alunos, da Sala 4, partcipassem nesta grande festa.
E assim foi, vários meninos tiveram o privilégio de dizerem poesias com tanta gente a assistir. Na Póvoa, para assistirmos à actuação da Sala 4, convidámos a Sala 6 e o Professor Francisco.
Foi emocionante verem antigos colegas que agora já estão na EB 2,3 da Venda do Pinheiro. Havia ex-professoras com a lágrima no olho de felicidademães babadas que adoraram ver os filhos  a participarem nesta actividade, enfim alegria e boa disposição. Tudo culpa da Poesia!
Entretanto sabem quem chegou? Os nossos heróis participantes da Póvoa da Galega, com a Professora Cristina Gonçalves.
A Sala 3  da Professora Cristina Quitério e a Professora Eulália e os seus meninos da Sala 5 também participaram na festa e disseram sim a este desafio.
Parabéns a todos os educadores, professores e alunos que participaram nesta actividade e muito obrigado aos encarregados de educação que transportaram os meninos à sede do agrupamento, ao Professor Francisco pelos seus contactos com os mesmos e à Professora Cristina Gonçalves, pelo incansável apoio e partipação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola amigos!Tenho muita pena de nao ter podido estar presente,pois deve ter sido uma delicia ouvir e ver estes nossos poetas!
Mas desde ja deixo os meus parabens,a todos os que participaram.E agradeço,por me fazerem voltar a ler que e tao bom e saudavel,ou seja,voltei a aprender a ler.Parabens,e obrigada.
Mae Isabel

Pedro Moura disse...

olá mãe Isabel.
Realmente foi muito bonito, talvez só falte gravar, para mais meninos poderem assistir. Quem sabe numa próxima vez...