sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Texto colectivo - sala 6

A sala 6 veio à biblioteca conversar sobre o Pão por Deus e o Dia das Bruxas.
Descobriram, com o professor Francisco, que esses dias estão relacionados com tradições de diferentes culturas, mas que hoje-em-dia se celebram e se vivem um pouco por todo o lado, em vários sítios do mundo.

A seguir à conversa resolvemos fazer um jogo de palavras, que começou por cada menino e menina pensar numa palavra relacionada com a conversa e escrevê-la numa tirinha de papel. Depois lemos as nossas palavras uns aos outros e descobrimos que havia muitas diferentes e outras iguais...

Então construímos um texto colectivo com as nossas palavras: cada frase tinha que começar com a palavra do primeiro menino, terminar com a palavra do segundo menino, palavra essa que ia iniciar a frase seguinte e assim por aí fora, até entrarem no texto as palavras de todos!

Ficou um "texto maluco" e foi divertido!

Concluímos que para a próxima vez que jogarmos, temos que tentar pensar em mais palavras novas, para não aparecerem tantas palavras repetidas... Mas desta vez foi assim, porque fizemos o que tínhamos combinado: no texto não podia falta a palavra de ninguém!

E o Folhas resolveu que este desenho (que um menino deixou num dos computadores da biblioteca, mas sem lhe pôr o seu nome, por isso não podemos, para já, dizer quem é o autor...) fica mesmo bem a ilustrar esta notícia!


Pão por Deus é do avô,
avô que leva flores à bruxa,
bruxa, a amiga da múmia.
Múmia que ataca o vampiro,
vampiro que morde outra bruxa.
Essa bruxa vai levar gulodices,
gulodices e muitos beijinhos
beijinhos com um ramo de flores
flores que são do jardim da bruxa.
Bruxa que trata das flores
as flores que ela gosta são rosas
rosas que vão para o saco
saco da bruxa.
Bruxa que faz doces
doces que são gomas com cara de vampiro
vampiro que oferece um bombom
bombom para um seu amigo vampiro
vampiro que não quer guloseimas
guloseimas que pôs no saco
saco às flores
flores do Pão por Deus.

Sem comentários: