domingo, 31 de janeiro de 2010

A Vaca de Estimação

Na hora de bilioteca da Professora Susana e da Sala 1, o Pedro sugeriu que convidássemos a Professora Eulália e a Sala 5, uma vez que na Quarta-feira, o Pedro foi à Roussada e a Sala 5 não nos veio visitar. Como a Professora Susana aceitou o desafio (obrigado Professora Susana) foi ver meninos a entrar na Casa do Folhas ....



E que história é que o Pedro contou? Querem saber? Foi "A Vaca de Estimação" da escritora Luísa Ducla Soares.
Os meninos adoraram a história do professor que tinha uma vaca de estimação em casa! Acham que deu bom resultado? Ele andava um pouco triste, mas lembrou-se de um livro que tinha ficado no penico e que dizia a frase : "A vaca é o animal mais útil de todos". O quê? Porque será? Queres saber? Porque não perguntas ao Pedro?

A Carmo deu-nos uma prenda

Após nos ter contado uma história, a Professora Carmo ofereceu-nos um livro chamado "A Ovelha Carlota", de Anu Stohner, da K Editora.
O Pedro gostou tanto da história que resolver contar a história logo a seguir. Assim, como a Leonor e a Sala Encarnada tinham a hora de Bblioteca ao início da tarde, o Pedro perguntou-lhes se podíamos convidar a Sala Azul e a Educadora Carla que ainda não tinham ouvido uma história esta semana. É que o Pedro tinha ido à Roussada no dia de biblioteca da Sala Azul. E a Leonor aceitou logo! Obrigado Leonor.
As imagens do livro são fantásticas.
Os meninos adoram vir à Casa do Folhas.

A Professora Carmo veio visitar-nos à Casa do Folhas

A Professora Carmo Pinto, Coordenadora da EB 1 da Venda do Pinheiro, aceitou o convite do Pedro e veio visitar-nos para contar uma história.
A história que a Carmo escolheu foi "A Vaca de Estimação", da escritora que muito gostamos na nossa escola, a Luísa Ducla Soares, editado pela Livraria Civilização.
 

Sabem que a Carmo e o Pedro cantaram uma canção que estava no livro? Foi muito divertido!
No final a Professora Carla sentiu uma vontade enorme de cantar e quis participar no concerto. Querem espreitar?
O concerto foi falado em toda a Póvoa da Galega e a Professora Cristina Quitério e a sua Sala 3 também quiseram ouvir a história.
Até o Gato Pantufas veio ouvir a história!
E será que também cantaram?

A Professora Esperança veio à Casa do Folhas

Sexta-feira passada foi uma dia de visitas especiais, recebemos a simpática Professora Esperança que trabalha na EB1 da Venda do Pinheiro.
A Esperança escolheu uma história muito bonita chamada "O Fantasma das Cuecas Rotas" de Isabel Ricardo Amaral, da Editora Livrros do Brasil.
Os primeiros meninos a ouvirem a história foram os alunos da Sala Verde, da Educadora Margarida, com a Auxiliar Clara.
A seguir, os felizardos foram os meninos da Sala Amarela, da Educadora Susana, com a Auxiliar Marinela.
Os meninos divertiram-se muito. Obrigado Esperança pela presença e pela magnífica história. Quando voltas a visitar-nos?

sábado, 30 de janeiro de 2010

Seguranet para pais e filhos

Na passada quinta-feira o Pedro foi a uma sessão no Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro sobre a "Internet - desafios e riscos da Rede". Os senhores que falaram na sessão, os oradores, mostraram que a Internet é muito boa, mas tem perigos que temos de saber evitar. E isto não é só para as crianças. Digam aos vossos pais também.Queres ver mais?

Se és aluno, clica aqui.

Se é Encarregado de Educação, clique aqui.

Já viram? Temos aqui jogos e actividades bem giras para fazermos em família. Consultem os regulamentos. Boas navegações

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Professora Vera contou uma história na Casa do Folhas

Amiguinhos,
hoje a Professora Vera, veio com a Sala 2, à Casa do Folhas, contar-lhes uma história chamada "Os Músicos de Bremen". Esta história foi escrita pelos Irmãos Grimm.

Que bela experiência que o Pedro e os meninos tiveram. Gostámos muito.
Parabéns Professora Vera!

O Livro da Família

Amiguinhos,
hoje o Pedro contou uma história à Sala 7, da Professora Lúcia, que se chama "O Livro da Família", do escritor Todd Parr, das Edições Gailivro.

Esta história é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

Os meninos viram que há diferentes tipos de famílias, mas que a nossa é muito importante, porque é nossa! A seguir, cada menino foi desenhar a sua própria família.

Querem ver como ficaram os desenhos? Aqui estão:



O Pedro foi à Roussada

Amiguinhos,
hoje o Pedro foi à escola EB1 da Roussada contar uma história que se chamava  "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas", da escritora Luísa Ducla Soares, da Editora Livros Horizonte. Ainda se lembram que este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e é em verso?

Os primeiros meninos que ouviram o Pedro contar a história foi a turma da Professora Lúcia Marta. São os meninos do 1º e 2º anos de escolaridade.


A seguir foi a vez da turma do 3º e 4º anos de escolaridade, alunos da Professora Cláudia Saraiva.

No final da história, o Pedro disse aos meninos que iam ficar com o baú que levou com surpresas, durante uns dias, para poderem brincar com o que lá está dentro.
Os meninos adoraram esta parte. Nota-se muito?

Amiguinhos da Roussada, vieram visitar-me neste blogue?
Então não se esqueçam de deixarem um comentário.
E obrigado pela forma como me receberam!

Convidado por um dia na EB 1 da Venda do Pinheiro

Olá amiguinhos,
o Pedro na terça-feira não foi para a escola, porque foi visitar a EB1 da Venda do Pinheiro e ver como é que a Professora Bibliotecária de lá, a Susana, recebe os seus meninos na Biblioteca da escola. Esta actividade chama-se "Convidado por um dia".
Sabem como é que se chama a Biblioteca? Chama-se Mil Maravilhas e também tem um blogue. Querem visitá-lo? Cliquem aqui.
Obrigado Susana por me teres recebido tão bem.

Uma ajuda preciosa da Professora Eulália

Amiguinhos,
Na segunda-feira o Pedro tinha uma pilha de livros acumulados para separar por cotas e arrumar nas prateleiras. Era uma tarefa muito complicada, mas teve uma ajuda muito preciosa, a Professora Eulália sabe arrumar os livros no seu lugar especial e em pouco tempo os livros estavam no seu lugar.
Aqui fica um reconhecimento e agradecimento à Professora Eulália.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Espanhol na Casa do Folhas - "A mamã pôs um ovo" e "Mama puso un huevo"

Depois do Pedro contar a história "Quando o Martinho teve vontade de fazer xixi na noite de Reis", a Leonor contou a hístória "A mamã pôs um ovo" da escritora Babette Cole, da Editora Terramar.
Sabem uma coisa? A Leonor tinha o livro em espanhol e na Casa do Folhas temos a versão em português. Assim, o Pedro lia primeiro em espanhol e depois a Leonor lia em português para os meninos todos perceberem melhor. Mas mesmo assim, havia meninos que já percebiam algumas palavras. Foi muito divertido. A ideia de contar a históiria deste livro foi da Leonor que esta semana falou do tema: família.

Depois das experiências em Inglês e Alemão, mais uma língua é trabalhada pela Leonor e pelo Pedro na Casa do Folhas.

Desenhos sobre a Nuvem e o Caracol da Sala Amarela

Olá amiguinhos, lembram-se da história "A Nuvem e o Caracol" contada na terça-feira pelo António Quitério? A Sala Amarela, da Educadora Susana fez um painel com desenhos da história e colocou-o à porta da sua sala.
Amiguinhos, vamos dizer ao António? Aposto que ele vais gostar muito!



Quando o Martinho teve vontade de ir à casa de banho

Na quarta-feira, a Sala Azul e a Sala Amarela já tinham ouvido a história "Quando o Martinho teve vontade de fazer xixi na noite de Reis", dos autores Chema Heras Kiko Dasilva. Hoje foi a vez da Sala Verde, da Educadora Margarida e da Sala Encarnada, da Educadora Leonor.

A primeira a visitar-nos foi a Sala Verde, da Educadora Margarida e com a ajuda da Auxiliar Clara.

Depois foi a vez da Educadora Leonor, com a Sala Encarnada.


Os meninos aceitaram a brincadeira do Pedro que lhes pediu para virarem a cabeça para a esquerda para verem que o peixe era na verdade uma coroa. Todos viraram a cabeça para o lado esquerdo. Ups! Quer dizer quase todos!!!