sexta-feira, 26 de março de 2010

Notícias da Pequenada número 0

Olá Amiguinhos
Mesmo a tempo antes dos meninos irem de férias da Páscoa, chegou à nossa escola, o Notícias da Pequenada, o Boletim Informativo da Associação de Pais.
Este primeiro número foi oferecido, simbolicamente, pela Associação de Pais, mas os próximos terão o custo de 50 cêntimos.
Neste Boletim Informativo, os meninos de cada sala puderam mostrar o que gostaram mais de fazer nestes dois períodos. É mais uma forma de aproximar a Escola enquanto instituição e os encarregados de educação dos seus alunos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Biblioteca do JI de Casais da Serra

Olá Amiguinhos

Quando o Pedro foi ao Jardim de Infância de Casais da Serra para contar uma história resolveu tirar uma fotografia da Biblioteca deste Jardim.
Pois é amigos! São só estes livros. Por isso nós, que temos a sorte de termos muitos mais, não devemos estragá-los. Pensem nisso!
E mesmo assim vejo o magnífico trabalho que a Educadora Gena e a Auxiliar Beta fazem de promoção da leitura.

Festa da Páscoa com a dramatização da Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas pelas Salas 4 e 5

Olá Amiguinhos
há uns tempos as Professoras Carla Vilar e Eulália, das Salas 4 e 5 quiseram fazer uma surpresa ao Pedro e apresentaram uma dramatização da história que lhes contou "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas", da escritora Luísa Ducla Soares.
A apresentação estava tão bem com tão poucos ensaios que o Pedro sugeriu que fosse apresentada no fim do período para todos os meninos. E estas queridas colegas fizeram a vontade ao Pedro
As apresentações começaram na quarta-feira e  só vão terminar na sexta-feira, último de aulas do segundo período. Com duas diferenças grandes: primeiro as representações foram feitas na Sala Polivalente, onde o som é muto melhor do que no ginásio e segundo o Pedro tinha uma câmara de vídeo e gravou tudinho.
Assim, logo de manhã cedo começaram os preparativos.
Os actores preparam-se para enfrentarem o público. São meninos de 4ºano, os finalistas do 1ºCiclo. Eles aguentam-se...
Os convidados da Sala 1 e da Sala Encarnada começaram a chegar...
 Depois foi a vez da Sala Verde e da Sala 2.
A terceira e última sessão de quarta-feira (olhem que isto cansa!!!!) foi com a Sala Amarela e com a Sala 5.
As coisas mais importantes destas apresentações é que os meninos se divertem a representar e assimilaram completamente as ideias principais do livro e de certeza encheriam de orgulho a Luísa Ducla Soares. A mim, em particular, enchem-me de orgulho.

Preparação da Semana da Páscoa


Olá amiguinhos
Sabem quem nos veio visitar às salas de aula?
Foi a Coelhinha Florinha que nos explicou as actividades da Semana da Páscoa.
Mas não nos contou tudo, só disse aquilo que se lembrava, porque o dono dá-lhe a uma ração estranha que lhe afecta o cérebro.
E deixou-nos um crucigrama (umas palavras cruzadas) sobre a Páscoa.
No final dos meninos encontrarem todas as palavras do crucigrama, seguiram a pista e foram aos sítios certos na escola, encontrar as peças do puzzle que  colocarão na próxima sexta-feira.
O puzzle é um ovo gigante e cada peça do ovo será decorada com coisas diferentes por cada sala.
A Coelhinha Florinha também nos disse que andavam para aí a dizer que ela era muito parecida com a Professora Cristina Gonçalves, mas não era! A Florinha é muito mais bonita e fofinha.

Desenhos sobre o Dia Mundial da Água da Sala 7

A Professora Lúcia e a Sala 7, quando saíram da Casa do Folhas quiseram logo ir fazer uns desenhos sobre a história do Gotinhas. Que desenhos lindo de meninos de primeiro e de segundo ano? Querem espreitar?

Dia Mundial da Água

Olá Amiguinhos
Na segunda-feira, dia 22 de Março foi o Dia Mundial da Água, o que quer dizer que foi  festejado em todo o Mundo.
Na nossa escola os meninos entre várias actividades passaram todos pela Casa do Folhas para ouvir a história do Gotinhas que fez a sua viagem até a uma nuvem, onde conheceu o Capitão Salgado.
Depois foi uma aventura ver o Gotinhas a "voar", de novo até ao oceano.
Ficámos assim conhecer o Ciclo da Água.
Os meninos disseram algumas frases para nos lembrarmos que devemos poupar água. A água é um bem precioso e sem ela não há vida. Vimos ainda algumas imagens sobre a importância da água.
As turmas foram passando todas pela Casa do Folhas para verem a história. De manhã, a Professora Vera foi apresentando a história do Gotinhas.
Depois do almoço, a apresentação da hsitória ficou a cargo do Pedro, com os ensinamentos da Professora Vera.

terça-feira, 23 de março de 2010

Desenhos do Cuquedo da Sala Amarela do JI do Milharado

Olá Amiguinhos
Depois do Pedro ter contado "O Cuquedo" no Jardim de Infância do Milharado, a Educadora Anita trabalhou a história com os meninos e fizeram trabalhos espectaculares do desafio que o Pedro deixou por lá: De que medo tu tens medo? Querem ver?
Parabéns à Educadora Anita e aos meninos da Sala Amarela.

sábado, 20 de março de 2010

O Notícias da Pequenada está quase a sair

Olá Amiguinhos,
Esta semana, entre várias actividades, estivemos a preparar os nossos textos para o boletim informativo da nossa escola, o "Notícias da Pequenada". Relembramos que este nome foi escolhido pela Mariana Vieira, aluna da Sala 3, da Professora Cristina Quitério e que foi uma ideia e iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa escola.
Está quase a saír, para saberem as novidades ......

quinta-feira, 18 de março de 2010

O JI de Casais deu uma prenda ao Pedro

O Pedro foi ao Jardim de Infância de Casais da Serra contar uma história, "O Cuquedo".
E na segunda-feira, antes de começar a Estafeta do Conto, os meninos deste jardim que nos visitaram na Casa do Folhas, os meninos deram um prenda ao Pedro. O que seria?
O suspense mateve-se....
Amigos, o Pedro ficou muito babado com a prenda.
Era um desenho do Pedro a contar a história com os meninos. Que bela prenda! Muito obrigado aos meninos, à Gena e à Beta.

A Estafeta de Conto foi para Vila de Canas

Amiguinhos,
na quarta-feira logo de manhã, o Professor Francisco e alguns pais de meninos da Sala 6 organizaram-se para irmos ao Jardim de Infância de Vila de Canas, em representação da nossa escola, passando o testemunho que receberam no dia anterior da Sala 2.
Felizmente tivemos a colaboração destes pais e encarregados de educação, a quem agradecemos muito, uma vez que a Junta de Freguesia do Milharado não disponibilizou nenhuma hora para transportar uma turma ou alguns meninos que fossem em sua representação.
A nossa anfitriã foi a Educadora Celeste do Jardim de Infância de Vila de Canas.
Depois de organizados os meninos, o Pedro mostrou a caixa mágica que o Simão tinha recebido e explicou aos meninos de Vila de Canas a actividade que iriam ver.
E a caixa foi devolvida ao Simão da Sala 6.
Havia algumas mães babadas a assistir, o que foi mais do que merecido depois do que fizeram pela turma ao auxiliarem no transporte dos meninos.
O José, a Mariana e a Inês, da Sala 6, foram ajudar o Professor Francisco, a contar a história "O Pinta-Pintas".
À medida que os meninos e o Professor Francisco iam contando a história, iam colando os desenhos num quadro interactivo.
Muitos meninos da Sala 6 tinham andado no Jardim de Infância de Vila de Canas e estavam radiantes por reverem amigos.
O testemunho que o Professor Francisco e a Sala 6 deixaram na caixa mágica foram desenhos da história que os meninos de Vila de Canas podem colorir.
O Simão entregou a caixa mágica ao menino de Vila de Canas e na parte da tarde estes meninos já foram para o Jardim de Infância do Milharado para passarem um novo testemunho.
A Educadora Celeste e os seus meninos não quiseram deixar de nos dar um presente e deram a cada menino (e Professor!!!!) um carrinho de chocolate delicioso.
Obrigado a todo o Jardim de Infância pela forma muito simpática e acolhedora como nos receberam e mais uma vez às encarregadas de educação que se disponibilizaram no transporte destas crianças que só perdem quando não podem participar nestas actividades que envolvem todo o Agrupamento.