quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia da Mãe

Olá Amiguinhos
Hoje a Professora Vera trouxe para a Casa do Folhas um proposta muito gira e interessante. Os meninos da Sala 2 tiveram de pesquisar no Google, actividades sobre o Dia da Mãe e foram levados a procurarem o site Júnior. Neste site, os meninos encontraram informações sobe o Dia da Mãe e conseguiram preencher uma ficha que a Professora tinha previamente feito para os seus alunos.
A Professora Vera ia dando as indicações através do computador que estava ligado ao projector, para todos os meninos acompanharem o que estava a ser pedido.
Os meninos da Sala 2 ficaram a saber a história do Dia da Mãe, ficaram a conhecer a Anna Jarvis, a norte americana que criou oficialmente o Dia da Mãe nos Estados Unidos da América.
Os meninos adoram trabalhar no computador.
Parabéns à Professora pela iniciativa.

A Fábula dos Feijões Cinzentos

Hoje, na hora de Biblioteca, a Professora Eulália combinou com o Pedro que ele contaria à Sala 5, a história sobre o 25 de Abril, chamada "A Fábula dos Feijões Cinzentos".




Esta história foi escrita pelo autor José Vaz, as ilustrações são da Elsa Navarro e o livro foi editado pela Campo das Letras. Querem espreitar?

25 de Abril e Dia da Mãe

Olá Amiguinhos
Sabem que hoje as horas de Biblioteca da Sala 3, da Professora Cristina Quitério e da Sala Azul, da Educadora Carla foram curiosas? Falámos do Domingo passado, mas também falámos do próximo Domingo. Querem saber porquê? É simples. No Domingo passado foi 25 de Abril, comemorou-se o Dia da Liberdade e no próximo Domingo vai ser o Dia da Mãe.
Esta semana a Educadora Carla veio acompanhada pela Auxiliar Sónia.
 
Começámos por ver umas imagens que explicam aos mais pequenos, o que foi a Revolução dos Cravos. As imagens foram vistas no blogue Pré-Histórias, a história "O 25 de Abril explicado aos mais pequenos...".
 
Depois foi hora de falarmos de coisas também importantes e um pouco mais alegres. No próximo Domingo, dia 2 de Maio, vamos festejar o Dia da Mãe.
O Dia da Mãe festeja-se, ultimamente, sempre no primeiro Domingo do mês de Maio. Ainda tivemos tempo de ouvir uma história que se chama Coração de Mãe. Esta história foi escrita por Isabel Minhós Martins e ilustrada por Bernardo Carvalho e foi editada pela Editora Planeta Tangerina.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Promoção da Saúde Dentária

Olá Amiguinhos
Na segunda-feira tivemos uma visita muito especial.
Recebemos na Casa do Folhas, a Drª. Helga Leite, para fazer uma acção de sensibilização de medicina dentária.
A Drª. Helga ensinou-nos alguns truques para escovarmos os dentes para evitarmos as cáries. Os meninos ficaram a saber que devem lavar os dentes duas vezes ao dia (pelo menos), devem lavar os dentes depois de comer doces e devem frequentar o dentista de vez em quando e não esperar por ter dores de dente, pois isso quer dizer que o dente já tem um problema mais complicado de resolver.
Durante a manhã, foram os meninos do Jardim de Infância que assistiram à palestra. Na parte da tarde, os felizardos foram os meninos do primeiro ciclo.
Os meninos do primeiro ciclo receberam uma  prenda muito gira, um ratinho para colocarem os dentes de leite que forem caindo. Os meninos adoraram.

domingo, 25 de abril de 2010

Dia da Liberdade - 25 de Abril

Olá Amiguinhos
hoje foi um dia muito importante para todos os Portugueses. Faz hoje 36 anos que se deu a Revolução dos Cravos, que foi no dia 25 de Abril de 1974.
Esta revolução foi pensada por vários militares, para derrubar os senhores que estavam no poder, porque  Portugal vivia uma ditadura, inciada por António de Oliveira Salazar.
O mais importante desta revolução é que não houve sangue, nem mortes e a partir daí Portugal começou a construir a noção de liberdade.
Na Biblioteca Digital encontramos uma história adequada aos meninos do 1ºCiclo sobre o 25 de Abril, chamada "O Tesouro", escrito por Manuel António Pina com as ilustrações de Evelina Oliveira.

Para os meninos do Jardim de Infância podemos ver no blogue Pré-Histórias, a história "O 25 de Abril explicado aos mais pequenos..."

Para inspiração de todos, o Folhas deixa-vos um poema:
O Dia da Liberdade


Este dia é um canteiro,
com flores de todo o ano
e veleiros lá ao largo
navegando a todo o pano.
E assim se lembra outro dia febril
que em tempos mudou a história
numa madrugada de Abril,
quando os meninos de hoje
ainda não tinham nascido
e a nossa liberdade
era um fruto prometido,
tantas vezes proibido,
que tinha o sabor secreto
da esperança e do afecto
e dos amigos todos junto
debaixo do mesmo tecto.
Autor desconhecido

Desenhos sobre A Árvore Generosa da Sala 6

Olá Amiguinhos
Durante o segundo período a Sala 6 e o Professor Francisco tiveram um projecto de articulação com a Casa do Folhas. Este projecto era baseado no livro "A Árvore Generosa", escrito pelo autor Shel Silverstein, editado pela Bruaá.
Depois do Professor Francisco e o Pedro terem contado a história aos meninos, primeiro só com imagens e depois com texto, os alunos foram chamados a fazerem, eles próprios, os desenhos de partes da história. Em seguida, escolhemos os mais elucidativos e juntámos vários desenhos que pareciam ter sido feitos uns a seguir aos outros. O resultado foi o seguinte:

sábado, 24 de abril de 2010

Sala Encarnada na Casa do Folhas

Olá Amiguinhos
Na sexta-feira, na parte da tarde, o Pedro teve de ir à Biblioteca Municipal da Venda do Pinheiro, mas a Educadora Leonor e a Sala Encarnada foram à Casa do Folhas na sua hora de biblioteca. O Pedro foi espreitar o blogue dos meninos e da Educadora, que se chama a "Galega Encarnada" e viu que eles viram um filme muito giro, que se chamava "O Incrível Rapaz Que Comia Livros", uma história escrita por Oliver Jeffers, da Editora Orfeu Negro. Aqui fica o vídeo que os meninos viram. Deve ter sido muito divertido.

Dia Mundial do Livro associado ao 25 de Abril

Olá Amiguinhos,
A Professora Carla Vilar e a Sala 4 aproveitaram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemorou no dia 23 de Abril e o Dia da Liberdade que se comemora no dia 25 de Abril, para fazer um painel comemorativo das duas datas.
No atrio da nossa escola, está agora um cravo, símbolo da revolução do 25 de Abril.
Mas tem frases que falam do Dia Mundial do Livro.
E frases feitas pelos alunos da Sala 4 sobre 1974.

A mãe do Diogo veio à Casa do Folhas

Olá Amiguinhos
Como mãe Diamatina, Presidente da Associação de Pais, tem dois filhotes na escola e veio participar na paragem para a leitura na Sala Encarnada com a sua filhota Margarida, veio também ler uma história à turma do Diogo, a Sala 5, da Professora Eulália.
Os meninos e a Professora Eulália estiveram muito atentos.
No final, para agradecer a simpatia e disponibilidade, a Sala 5 e a Professora Eulália, ofereceram à mãe Diamantina, um diploma de participação e um marcador de livros, que foram entregues pelo Diogo, muito orgulhoso da sua mãe.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Olá Amiguinhos
Na sexta-feira, dia 23 de Abril, na nossa escola, PARÁMOS TODOS!!!!
É verdade....às 10 horas em ponto, ouviram-se várias tentativas de uma apitadela ensurdecedora que desse início à Paragem para a Leitura para festejarmos o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Assistentes Operacionais, Alunos e Professores, todos os que estavam na escola, tiraram o seu livro da mala e iniciaram a sua leitura.
Esta iniciativa pretende que os alunos percebam que ler é uma aventura sem fim, como dizia a escritora de quem gostamos muito, Luísa Ducla Soares. Todas as turmas de primeiro ciclo estavam muito concentradas a lerem os seus livros. Que imagens deliciosas!
Sala 6 - Professor Francisco

Sala 7 - Professora Lúcia

Sala 1- Professora Susana

Sala 2 - Professora Vera

Sala 3 - Professora Cristina Quitério

Sala 4 - Professora Carla

Sala 5 - Professora Eulália

Sala do Apoio Educativo - Professora Cristina Gonçalves
No Jardim de Infância, a leitura também esteve presente, mas esteve a cargo das Educadoras que leram uma história aos seus meninos.
Sala Amarela - Educadora Susana e Auxiliar Clara

Sala Verde - Educadora Margarida e Auxiliar Marinela

Sala Azul - Educadora Carla

Auxiliar Maria João
A mãe Diamantina também se deslocou à escola para proporcionar aos meninos da Sala Encarnada, onde tem a sua filha, um momento bem interessante. Foi ela que leu na Sala Encarnada e todos os meninos, a Educadora Leonor e a Auxiliar Sónia ouviram com atenção a sua história.
Para inspiração de todos, o Folhas deixa-vos um poema sobre o livro.


Abre-se o livro
Em qualquer página
E cabe nele um dia ou um ano,
Cabe nele a sabedoria,
O romance e a poesia,
Cabe nele o conhecimento
E a luz que nem do pensamento;
Cabe nele tudo o que somos,
Desde que gostemos de ler,
Porque ler é aprender
Sendo também liberdade e prazer;
Cabe nele o mundo inteiro,
Escrito em computador
Ou com a tinta de um tinteiro
E de tudo isso falará neste dia
O leitor verdadeiro,
Que do livro, por ser livre,
Será sempre amigo e companheiro.
Autor Desconhecido