quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Sala 4 e Sala 5 foram a Biblioteca Municipal

Olá amiguinhos,
hoje, os meninos de 4º ano da Sala 5 e toda a turma da Sala 4 foram até à Biblioteca Municipal da Venda do Pinheiro, devidamente acompanhada pelas Professoras Eulália Fidalgo e Carla Vilar.
A actividade que foram fazer foi a terceira parte da Formação de Utilizadores que iniciaram com o Bibliopaper, que fizeram com a Carla Rodrigues, no primeiro período e com o Bibliocatalog, que fizeram no segundo período, com a Maria João Inácio.
Quando chegámos fomos recebidos pela Carla e pela Sandra.
Os meninos foram dividos em grupos e puderam pesquisar nos computadores disponíveis, vários livros, vários autores e outras informações que podem ser muito úteis. Alguns meninos que já tinham a assinatura dos encarregados de educação até levaram um cartão de leitor que lhes permite requisitarem livros em qualquer dos polos da Biblioteca Municipal.
Como não podiam pesquisar todos ao mesmo tempo, houve alguns grupos que fizeram um jogo giríssimo. Cada grupo tirava um objecto de uma caixa e teria de responder a algumas perguntas, imaginando que seriam esse mesmo objecto.
No final, reuniumo-nos para ver o que cada grupo respondeu. Foi engraçadíssimo.
Para o fim, a Carla guardou uma surpresa. É que a nossa Ana fez anos hoje e assim todos cantámos os PARABÉNS à nossa amiga.
Mas com a Professora Carla e com a Professora Eulália, tudo se pode esperar e assim, elas deram asas à imaginação e relembraram a canção da Florbela Espanca, cantada pelos Trovante.
Obrigado à equipa da Biblioteca Municipal pelo convite e pela forma como nos receberam.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Semana da Leitura do Centro Social e Paroquial do Milharado

Olá amiguinhos
Sabem que recebemos um convite que muito honrou a nossa escola? Pois é, foi um convite para festejarmos a Semana da Leitura do Centro Social e Paroquial do Milharado.
Assim na terça-feira, dia 25 de Maio, dois meninos de cada sala deslocaram-se a esta instituição, tendo sido acompanhados pela Professora Cristina Gonçalves e pelo Pedro.
A actividade foi apresentada pela D. Isabel.
O Padre Paulo também abençoou os meninos, os idosos e os restantes presentes.
 
Sabiamos que iriamos ouvir uma história contada por uma pessoa representativa da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros ou da Junta de Freguesia do Milharado.
Foi uma delícia ouvir o Comandante Miguel dos Bombeiros da Malveira.
Os meninos adoraram ouvir a história deste corajoso Bombeiro. Parabéns pela coragem de ser Bombeiro. O Comandante Miguel falou-nos de uma brincadeira que fazia quando era da idade dos meninos. Como queria muito ser Bombeiro, fazia uns chapéus a imitar os bivaques dos Bombeiros.
E muitos meninos quiseram experimentar. Será que se sentiram Bombeiros?
 
No final, recebemos um diploma de participação e umas prendas deliciosas....
Muito obrigado ao Centro Social e Paroquial do Milharado pelo convite e pela oportunidade.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Los Dias de la Semana

Hola amigos
Hoy, la Sala 4 y la Professora Carla Vilar hicieron una presentación en Español?
La Professora Carla aceptó un reto de un proyecto E-Twinning. Los niños deberian aprender algunas palavras en Español
La Professora Carmen Guidetti y nuestros amigos italianos de Corigliano Calabro, nos enviaron una ligación para aprendermos los dias de la semana. Mira lo que estos artistas hicieron.
Eu sou suspeito, porque gosto muito dos meninos e da Professora, mas acho que está um trabalho espectacular. A participação especial deste pequeno vídeo é da linda cadelinha Rosinha, da Professora Cristina Gonçalves que cedeu a artista para a apresentação. Parabéns a todos.

Maria e Sebastião Exploram o Universo e Aprendem as Formas - Sara Rodrigues

Olá amiguinhos,
esta semana, para os meninos do jardim de infância, o Pedro contou a história "Maria e Sebastião Exploram o Universo e Aprendem as Formas" da autora Sara Rodrigues. E sabem quem é a Cristiana Resina? É a ilustradora deste livro.
Os primeiros a visitarem a Casa do Folhas foi a Sala Azul, a Carla e a Sónia.
Os meninos conheceram a Maria e o Sebastião, que são dois irmãos que adoram explorar o mundo à hora da sesta.
A Sónia mostrou-nos como se faz um triângulo com um pedaço de papel.
Os meninos da Professora Lúcia, da Sala 7, apesar de não serem de jardim de infãncia, também quiseram ouvir esta história e ficaram a saber que quando a mãe deita a Maria e o Sebastião e fecha a porta do quarto, a cama ganha asas e leva-os numa aventura.

Como falámos de extraterrestres chamámos logo duas salas, ao mesmo tempo, para nos protegerem, a Sala Amarela e a Sala Verde. As Educadoras Susana e Margarida estavam a postos para defenderem a Casa do Folhas, caso fosse necessário.
Também há outro livro desta colecção que se chama "Maria e Sebastião visitam o Reino do Arco-Íris e aprendem as cores".
O Pedro disse que a Maria e o Sebastião encontram debaixo da sua cama um extraterrestre que se tinha perdido dos pais enquanto a família fazia uma viagem pelo espaço. O Forminhas - assim se chama o extraterrestre da nossa história - pede à Maria e ao Sebastião que o ajudem a voltar para casa, que fica na galáxia das Formas, onde cada planeta tem uma forma diferente!
A Susana ficou a requisitar livros para a Sala Amarela, para os seus meninos fazerem empréstimo domiciliário.
A Leonor também ouvir a história, mas tinha uma surpresa para o Pedro. Os meninos da Sala Encarnada criaram uma história com a bruxa Leonor e os meninos da Sala que foram fazer uma visita ao Jardim Zoológico. Sabem que estes meninos até dançaram com vários animais? Mas não vos dizemos mais porque talvez possamos mostrar esta história noutro dia. Quem sabe...?
Seria giro ter a visita da Sara Rodrigues na nossa história. Não acham meninos?

Cantigas e Cantigos - José Fanha

Olá amiguinhos
Esta semana foi de muita poesia na Casa do Folhas. Desta vez, depois de termos ouvido uma história do José Fanha, em prosa, foi a vez da poesia ganhar pontos.
O Pedro dava início com um poema e depois foi só esperar pelos poetas da nossa escola.
A Sala 3 e a Professora Cristina Quitério.
A Sala 2 e a Professora Vera acharam esta ideia muito boa e leram poemas de forma bem divertida.
E finalmente a Sala 1 e a Professora Susana Oliveira.
Agora, quem não gosta de Poesia?