terça-feira, 29 de junho de 2010

Boas Férias

Olá amiguinhos
A equipa de professores que trabalhou na Casa do Folhas (a professora Cristina Gonçalves, a professora Eulália Fidalgo e o Pedro) deseja a todos os meninos, encarregados de educação e professores umas óptimas FÉRIAS!!!!!!!

Até para o ano .......

terça-feira, 22 de junho de 2010

Parabéns Folhas!!!!!

Olá amiguinhos
O Folhas faz 4 anos hoje. Foi no ano de 2006 que a Ana França e o João Tiago Martins descobriram o Folhas.
Parabéns ao nosso amigo imaginário e mascote da nossa Biblioteca.

sábado, 19 de junho de 2010

E quem requisitou mais livros foi ....?

Olá amiguinhos
Sabem quem foram os três meninos que mais livros requisitaram na Casa do Folhas?
Em primeiro lugar com quarenta livros requisitados, o Rúben Rodrigues, da Sala 1, da Professora Susana Oliveira. No segundo lugar, com vinte e sete requisições ficou o Tiago Silva, também da Sala 1. E em terceiro lugar com umas dezanove requisições ficou a Margarida Mira, da Sala 3, da Professora Cristina Quitério.
Parabéns a todos os que requisitaram livros.

Os meninos do JI de Vila de Canas vieram à Casa do Folhas

Olá amiguinhos
Qaundo os meninos do Jardim de Infância de Vila de Canas vieram visitar a Feira do Livro, não tiveram tempo de ver a Casa do Folhas, nem de ouvir uma história porque a visita foi rápida.
Assim, voltaram a visitar-nos e desta vez também foi muito giro. Primeiro sentámo-nos no chão e vimos o que havia na Casa do Folhas. Tantas coisas ....
Depois fomos para os puffs e o Pedro contou uma história. Como na semana passada, os meninos tinham ido à Sala 6, do Professor Francisco ver um vídeo com os desenhos que os meninos fizeram da história "A Árvore Generosa", achámos boa ideia que Vila de Canas ficasse a conhecer o livro e sua maravilhosa história.
Foram momentos bonitos e comoventes.
Folhas adorou ter-vos por cá. Quando voltam?

O Pedro foi ao Jardim de Infância da Charneca

Olá Amiguinhos
O Pedro foi ao Jardim de Infância da Charneca. E foi lá contar uma história que os meninos da Póvoa já conhecem: O "Cuquedo" da Clara Cunha.
Os meninos da Sala Azul, da Educadora Regina foram os primeiros a receber o Pedro.
Depois foi a vez da Sala Verde, da Educadora Cristina.
A Sala Amarela que já conhecia o bombeiro da floresta, o hipópotamo, ouviu com muita atenção a história juntamente com a Educadora Gisela.
E por último, alinharam-se os meninos da Sala Encarnada, com a Educadora Júlia para a brincadeira da selva ou da savana.
Obrigado meninos pela forma como me receberam. Quando vêm visitar o Folhas?

O Pedro foi ao Jardim de Infância da Roussada

Olá amiguinhos
O Pedro foi ao Jardim de Infância da Roussada conhecer uns meninos muito simpáticos, a Educadora Sara e a Auxiliar Fernanda.
O Pedro contou a história "Lourenço, o Herói Super-Cuecas".
Os meninos não conheciam e gostaram muito de brincar com os equipamentos especiais do super-herói. Ele não se importa.
Obrigado meninos pela forma como me receberam. Quando vêm visitar o Folhas?

A Jacqueline veio visitar-nos

Olá amiguinhos
a Jacqueline veio visitar-nos à Casa do Folhas e contou uma história aos meninos da Sala 4 e da Sala 2.
A história que a Jacqueline contou chama-se "Eu espero", que foi escrita por Davide Cali e ilustrada por Sérge Bloch. A Editora do livro é a Bruaá. O livro, e em particular a capa, tem o formato de um sobrescrito com janela.
Esta história mostra-nos um fio, um fio encarnado que é como se fosse o fio da vida.
A Jacqueline teve uma ideia muito gira. Ela trouxe um novelo de lã vermelha e os meninos iam formulando um desejo e atiravam o novelo para um colega que fazia o mesmo.

A Professora Carla Vilar também fez um desejo.
Depois fomos aos computadores para vermos a história projectada na tela.
A seguir voltámos aos nossos puffs e os meninos ajudaram a Jacqueline a fazer um livro, o livro da sua turma.
A Sala 2, da Professora Vera também veio ouvir a história que a Jacqueline conta tão bem.
Os meninos divertiram-se com o novelo que ajudava a fomular desejos.
E também ajudaram a escrever um livro.
As duas salas fizeram o livro da sua turma.
Obrigado à Jacqueline, pela visita, pela disponibilidade e companheirismo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente

Olá Amiguinhos,
no dia 5 de Junho festejou-se o Dia Mundial do Ambiente. Mas como era fim de semana e não havia aulas, fizemos a nossa festa na segunda-feira seguinte.
A ideia foi muito gira, os meninos e os seus encarregados de educação prepararam fatos com materiais reciclados e esta actividade estava mesmo a pedir um desfile de moda, de moda reciclada!
Os encarregados de educação cujos filhos participaram no Desfile de Moda puderam assistir à representação das suas estrelas.
A apresentadora de serviço foi a Professora Cristina Gonçalves que na ausência de microfone por razões a que somos alheios, teve de se fazer ouvir no meio de mais de 250 alunos. A Professora Cristina fazia parte da organização deste dia, juntamente com a Professora Lúcia Latas e com a Educadora Susana Cortiço.
O júri era constituído pela Coordenadora da escola, a Professora Cristina Loureiro e pelas Auxiliares Júlia e Sónia.
Depois de muito pensarem, ao júri coube a tarefa de escolher apenas três vencedores.
E os óscares foram para:
3º Lugar -Beatriz - Sala 4
2º Lugar -Martim - Sala Encarnada
1º Lugar -Samuel - Sala 5
Mas se estiverem curiosos podem ver agora todos os concorrentes.

Os concorrentes desfilaram primeiro sozinhos, mas desfilaram uma segunda vez a pares, para que o júri tirasse dúvidas sobre os melhores classificados e finalizaram com uma versão adequada ao Dia Mundial do Ambiente. Só faltaram as vuvuzelas.

Parabéns a todos os participaram, desfilaram e dinamizaram esta festa.

Os meninos do JI de Vila de Canas vieram à Feira do Livro

Olá Amiguinhos
Ontem, no nosso último dia da Feira do Livro, os meninos do Jardim de Infância de Vila de Canas vieram à Feira do Livro de Verão.
O Pedro mostrou alguns dos livros que eram mais adequados à idade dos meninos, pois tínhamos muitos livros e os meninos nem sabiam onde procurar. A Educadora Celeste e a Auxiliar acompanharam os alunos, mas contaram com a colaboração de alguns encarregados de educação que trouxeram alguns meninos que tinham ido almoçar a casa e a quem muito agradecemos por terem proporcionado estes momentos de partilha.
Depois tiveram um tempinho para verem os livros de perto e houve vários meninos que trouxeram dinheiro par comprar um livro.
E passearam, orgulhosos, as suas compras.
A seguir, como estes meninos tinham recebido, de forma tão simpática, a sala 6, do Professor Francisco, os meninos e o Professor retribuíram a gentileza
O Professor Francisco preparou um conjunto de imagens que projectou para que os meninos de Vila de Canas percebem melhor o género de actividades que se fazem numa escola de primeiro ciclo.
Foi bom rever amigos, já que muitos dos meninos da Sala 6, vieram do Jardim de Infância de Vila de Canas.
No final, mais uma surpresa, os meninos da Sala 6 apresentaram uma música para felicitarem os meninos pela sua simpática visita.
As educadoras da Póvoa da Galega também tinham preparado uma surpresa para os meninos de Vila de Canas, mas por falta de tempo não foi possível apresentá-la. Que pena. Mas os meninos agradeceram na mesma a disponibilidade. Quem sabe se os meninos não nos voltam a visitar rapidamente?