sábado, 29 de janeiro de 2011

SEXTA-FEIRA DE PARTILHAS: NOVA SESSÃO!

A MINHA SURPRESA É...

E cá tivemos de novo a Sala Encarnada na Casa do Folhas!

Desta vez trouxeram uma experiência para partilhar - experiência que nos alertou a todos para o PERIGO de brincar com sacos de plástico - e uma nova história inédita, de uma menina desta sala.

Aqui fica a reportagem!

Precisamos de ar para respirar!


Por isso nunca devemos brincar com nada que nos possa impedir de respirar! É o caso das brincadeiras com sacos de plástico - NUNCA devemos fazê-lo e devemos alertar todos os que virmos a usar sacos de plástico indevidamente. Sacos de plástico devem ser apenas para levar ou guardar as compras e outros objectos que queiramos transportar ou proteger!

Para que os meninos e meninas que vieram assistir à apresentação das surpresas da Sala Encarnada compreendessem melhor esta regra de segurança, os amigos acenderam duas velas - que para arderem precisam de ar - e depois taparam essas velas com dois frascos, um maior que outro.






Ficámos a observar com muita atenção o que estava a acontecer e concluímos que a vela que ficou acesa mais tempo foi a que esteve tapada com o frasco maior, que tinha mais ar. Até repetimos a experiência e trocámos a posição dos frascos, e voltou a acontecer que a vela que se apagou mais tarde foi a que esteve tapada pelo frasco maior.

Podem ir até ao blogue da Sala Encarnada ler mais sobre esta actividade!

Depois ouvimos a história que foi inventada por uma menina desta sala!
Era uma vez duas borboletas que foram arranjando mais amigas... no final já eram seis borboletas!




No fim de ouvirmos a história conversámos um pouco sobre os formatos que podemos ter à nossa disposição para ler histórias e decidimos que esta história, para além do formato papel em que foi construída - um livro "tradicional" - vai ficar também disponível, aqui no blogue, em formato digital.

Obrigado e parabéns à Sala Encarnada, por mais este encontro de partilhas, que correu mesmo bem!

Podem ver e ler esta história já aqui nesta notícia do blogue! Também podem ir até ao separador OS NOSSOS EBOOKS... e lá estará ela à vossa espera!

Myebook - A FESTA DO ENCONTRO DAS BORBOLETAS - click here to open my ebook

2 comentários:

Galega Encarnada disse...

Olá, Ana
Nós gostamos sempre de ir à tua casa, A Casa do Folhas.
Bjs

voo do tapete disse...

Que bom, amigos!

O Folhas também adora quando vocês batem à porta para vir visitar a Biblioteca!

E sabem uma coisa?

Eu contei ao Folhas que fui à vossa Sala Encarnada e que estavam todos a ver o ebook do livro das borboletas e o Folhas ficou todo curioso e disse logo:

- Ó Ana, escreve no blogue para os meninos dizerem se gostaram do ebook!

Por isso, aqui fica a pergunta:
- Meninos da Sala Encarnada, gostaram de ver o livro das borboletas em suporte digital?

Beijinhos!

Ana e Folhas