segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PERGUNTAS LANÇADAS NO CIBERESPAÇO...


 
É fundamental que a escola do séc. XXI proporcione, estimule e reforce competências TIC nos alunos? 

Será que é algo de já assumido, "pacífico" nas comunidades educativas por este país fora?

Essas competências TIC precisarão de ser quotidianamente exercitadas para que se transformem em novas posturas e novos comportamentos face à cultura, à informação, à procura de novos conhecimentos e de novas formas de "saber fazer", ou não?

Porquê, então, "passar ao lado" da mais valia pedagógica que pode ser os alunos aprenderem a escrever, a publicar, a comentar no blogue da escola, da biblioteca, da turma, num processo tão "natural" e "quotidiano" como usam o caderno, a folha de papel, a ficha de trabalho, o livro de exercícios?

Ficam as perguntas...

2 comentários:

Galega Encarnada disse...

Todos, sem excepção, devíamos ler, reflectir e comentar estes textos. Ou se não os comentarmos, pelo menos reflectir "a solo"...
Repito o que já disse na divulgação destes textos no meu blogue:
"O texto não é meu, mas faço minhas as palavras da Ana pela importância que o partilhar saberes representa no processo de crescer e de "aprender a aprender".
Bem-hajas, Ana, por tão sábias palavras."

voo do tapete disse...

Beijos, amiga, já te escrevi a respeito umas "galeguices", vai lá espreitar...

Cada vez o tempo que temos nos escoa mais por entre os dedos, para o usarmos no que seria o fundamental... mas parece que isto é um dos "males" generalizados do nosso tempo - e o que dói é que todos falam "disto", de uma forma ou de outra todos se dão conta... mas parece que todos nos habituámos já a contentar-nos em que continue assim. E temos sempre o "consolo" de pegar no Princepezinho e ler "O essencial é invisível para os olhos"...

Eu não sou capaz, acho que morrerei a perguntar-me "porquê?" perante tudo o que me vai acontecendo na vida, não sei fazer de outra maneira...

Beijos
Ana