sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MÚSICA NA SEMANA DO NATAL

APONTAMENTO DE MÚSICA AEC'S

Este foi o contributo-surpresa que alguns alunos, com a professora de Música das AEC'S, ofereceram à escola. Parabéns e o obrigado de todos nós!


OS SONS DA SOPA

A mãe Mónica, em representação da Associação de Pais, preparou esta surpresa com um aluno de cada turma, foi mais um momento de magia nesta semana do Natal, oferecido a todos nós!
Parabéns e o nosso obrigado!

SOLDADINHO DE CHUMBO

Esta foi a peça escolhida para apresentar na semana do Natal e da Família.
A sua apresentação foi resultado do trabalho colaborativo de todas as turmas da nossa escola, quer na elaboração dos cenários, adereços e fantoches, quer nas sessões de apresentação, que incluiram a leitura da história e respetiva manipulação dos fantoches pelos alunos de várias turmas e o trabalho de adaptação, ensaios e construção do fantocheiro, da responsabilidade da professora Cristina Gonçalves. Colaboraram alunos e docentes de todas as turmas. Estão todos de parabéns!


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

GRUPO FOLHAS

Durante estes dias um grupo constituído por dois alunos de cada turma do 1.º ciclo apresentou uma pequena surpresa de Natal a todas as turmas da nossa escola. Dissemos uma poesia de Luísa Ducla Soares: DIA DE NATAL e cantámos uma canção inédita de Natal: DESEJOS CANTADOS, composta especialmente para nós pela mãe da M. M. a, a quem muito agradecemos, tanto a canção que nos ofereceu como a ajuda nos ensaios.
O Folhas e a A. agradecem toda a boa vontade que estas meninas e meninos tiveram de virem ensaiar algumas vezes durante os seus tempos de intervalo, para que nesta semana pudessemos ter tudo pronto para apresentar aos colegas.
Foi muito bonita a participação de todos e julgamos que os colegas das turmas gostaram!
Feliz Natal para todos!

Aqui está a poesia.

Aqui fica a letra da canção.
 

HISTÓRIAS DE NATAL CONTADAS PELOS PAIS

Por estes dias as famílias vieram à escola contar histórias em vários espaços distribuídos ao longo da semana e a biblioteca também recebeu a visita de pais. Obrigada, gostámos muito!


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ÁRVORES DE NATAL RECICLADAS

Temos pela escola, em vários locais, uma exposição de árvores de Natal construídas pelas famílias dos nossos alunos, que quiseram experimentar reutilizar para criar!
Todos os dias chegam à escola pequenas maravilhas de imaginação e de colaboração, provando que é possível INVENTAR sem ser preciso gastar para enfeitar e festejar!

Parabéns a todos, as árvores de Natal estão maravilhosas! E todos os dias aparece uma surpresa nova!
Feliz Natal para todos!
Venham ver e apreciar as árvores de Natal recicladas.





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS DO FOLHAS

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS

Está patente na biblioteca uma exposição com presépios que alunos das várias turmas e suas famílias partilham connosco por estes dias. Estão convidados!

EXPO CIÊNCIA DIVERTIDA

Exposição dos trabalhos de Ciência Divertida:

Para comemorar o  dia mundial da Ciência, fizemos, no átrio da escola, uma exposição de todos os trabalhos que elaborámos durante este primeiro trimestre na atividade extra curricular de Ciência Divertida.
Os glossários vão acompanhar-nos durante todo o ano letivo pois sempre que aprendemos um novo conceito devemos colocá-lo lá juntamente como seu significado. É como se fosse um dicionário, mas só de Ciência. Depois de todos (ou quase todos) termos feito o nosso glossário, com a ajuda dos pais, fizemos a eleição do n.º 1 em cada turma, os vencedores receberam prémios e tudo!

Numa das nossas aulas falámos sobre as funções de cada material e porque é que os objetos não seriam práticos nem úteis se fossem feitos de outro material diferente, para não nos esquecermos fizemos um objeto rídiculo e depois explicámos aos outros colegas porque é que aquele objeto era rídículo, ou seja por que é que não funcionava...

Outro dos nossos temas foram os diferentes tipos de vírus, o que são, como se chamam e como se propagam. Imaginámos que se os valores morais e sociais também fossem vírus, podiam espalhar-se por toda a sociedade. Cada um escolhendo um valor inventou um vírus para esse dito valor, sonhando em tornar melhor a sociedade, pelo menos a sociedade escolar. Este projeto tinha de ser feito com materiais reciclados e reutilizáveis, pois temos de pensar no nosso planeta e na nossa economia. Saíram trabalhos muito originais...

Fizemos ainda o acróstico sobre a Ciência Divertida, as turmas mais velhas fizeram-no de forma individual já os mais novos fizeram um trabalho coletivo juntando as ideias de todos num só texto.

No átrio estavam também expostos os diferentes registos que fazemos nas nossas aulas, dependendo dos diferentes anos: protocolos, registos e desenhos nos cadernos.

Em todas as aulas escrevemos uma breve conclusão do que aprendemos em cada aula, esses registos também lá estavam.

Assim os nossos pais tiveram a oportunidade de ver o que andámos a aprender durante este 1º período...depois do Natal voltaremos com novas ideias e projetos...

(Texto cedido pela professora de Ciência Divertida, Catarina Domingos)